domingo, 10 de maio de 2009

Aonde o mundo vai parar?

Domingo de tarde, Barão, grama, primas, garagem, família.
Estavámos todos conversando, nisso tinha uma garotinha, prima minha de segundo grau junto da mãe dela, conversando conosco.
- Huum, e como vão teus colegas, os meninos, gosta de algum?
- VÁÁÁRIOS!
- Ah, mas diz alguns né.
- Ai, assim... o Gabriel Felipe... É A 8ª MARAVILHA DO MUNDOO!
- Noooossa, mas tu ama ele então, hein. Que idade ele tem?
- Não não, eu gosto dele e ele é meu amigo. Ele tem 13.
- E tu tem...?
- 8 anos :}
- Ah, mas ele não é muito velho pra ti?
- Não é o que eu acho. Ano passado eu mandei uma cartinha pra ele, sabe do que era?
- Do que?
- De AMOR, e eu escrevi "Te amo" umas 5 vezes e coloquei "assinado" e meu nome.
- Tá e tu sabe o que é amor?
- Sim, é amar.

.. e depois a mãe dela, contou que quando ela e as amigas dela se encontram, ao invés de brincar, elas SÓ falam de garotos.

Poxa vida! Convenhamos.. O que está o mundo de hoje? Falar de garotos e de AMAR, aos oito anos? Só pensar nisso? U-A-U.
Que eu lembre, quando eu tinha 8 anos, o meu sonho era ser dona de uma fábrica de Polly's para poder brincar com todas, e o máximo que acontecia era de eu acreditar em ''trança da sorte'', para que o menino que eu gostasse, olhasse pra mim, nem que fosse ao menos uma vez.
Fazer trabalho na casa das colegas? O mais rápido possível, para sobrar tempo para brincar.
Hoje em dia, por mais que exista briquedos de vastos tipos, cores e tudo mais, não se vê mais alegria ou ansiedade, em ir à mil comprar, sonhar e brincar até não poder mais com o brinquedo.
Barbie que fala, carrinho de controle, objeto de pular corda com contador de pulos...O que desprezam tanto.
Quando eu era pequena, tudo se desenvolvia mais, a inteligência, a criatividade.. Porque nós inventávemos as histórinhas, os conflitos e as soluções, só que hoje como já é tudo pronto, e mastigado, não existe mais isso.

A geração de hoje em dia é tão rápida, que chega a ter meninas de 10 anos, que já deram o primeiro beijo. Brincar de boneca? Muitas vezes, elas tem uma de carne e osso. Juízo? Raridade.

Aonde o mundo vai parar? Será que tudo mudou tão rápido assim? Ou a volta que deu foi muito grande?
Pulam etapas, depois querem voltar atrás, por isso, eu digo, viver cada etapa com calma, porque tudo tem seu tempo certo.

5 comentários:

  1. Verdade, quando eu era criança também queria crescer rapido, esperar a Puberdade e outras coisas que vem com a adolescencia eu perdi varias fases da minha vida mas só quando cresci um pouco mais tomei Juizo de que perdi muito da minha infancia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente! Eu vejo essas gurias da 5ª série indo pro shopping com bolsinhas no ombro, celular na mão e salto alto. Algumas com a blusa curta demais pra exibir o novo piercing no umbigo. O que me impressiona não são as gurias em si, mas sim as mães dessas criaturas? Onde estará o bom senso de preservar a infância delas? Elas precisarão de muita coisa no futuro que estão perdendo agora.

    ResponderExcluir
  4. Não podemos falar muito dessas meninas, nós também apressamos muuitas etapas das nossas vidas. Minha mãe começou a sair de casa à noite aos 17 anos, primeiro beijo ali pelos 15. Se formos comparar as gerações passadas com a nossa e a próxima, veremos que é apenas uma das leis da vida. Devemos então aprender a lidar com ela.
    Não que eu concorde com a pressa dessas meninas, - e como disse a Sofia, das mães dessas criaturas, se é que existem - apenas acho que a "hora certa" das coisas e os limites das etapas dependem de cada um e de sua geração em seu devido contexto.
    Ameeeeei o post Lu, meesmo. Beijão :*

    ResponderExcluir
  5. vdd, meu priminho de 4 anos já diz que tá apaixonado e etc. Dizem e dizem, mas nisso eu concordoquando os pais dizem que com essa idade não se sabe nem soletrar amor.

    ResponderExcluir